-
Arquitetos: TwoBo arquitectura
- Área: 160 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias :José Hevia
-
Fabricantes: Chef d'oeuvre, Davide Groppi, JUNG, Marset, Trimble Navigation, Vola
Descrição enviada pela equipe de projeto. Partir de 120 anos de história é sempre perigoso. A história e os acontecimentos desses anos podem acabar encobrindo tudo com seu peso, sem abrir novas perspectivas de mudança. Ao mesmo tempo, agir de maneira oposta, esquecer tudo e começar do zero, como já foi feito tantas vezes, parece desrespeitoso.
Com isso em mente, esse projeto encontra o caminho intermediário. Por um lado, preservando os elementos originais característicos, como o piso em mosaico nolla e as molduras do teto. Por outro lado, eliminando as partições que travavam a planta no projeto original, a qual é muito subdividida e não ia muito de acordo com os desejos dos clientes. Nesse processo, decide-se por remover as diferentes camadas da casa até encontrar as paredes de tijolos feitas manualmente, os círculos de cerâmica nos tetos, as marcas de construção nas paredes e etc.
A partir do resultado dessa remoção, uma série de intervenções foram propostas, sem deixar cicatrizes no mosaico e ao mesmo tempo sem atingir o teto, revelando as contínuas estruturas catalãs nos novos volumes.
O projeto buscou um equilíbrio entre duas linguagens construtivas: a antiga, baseada na colocação manual, peça por peça, argamassa e água; E a nova: a construção a seco, com armação de carvalho e intradorso de madeira pintado. O velho sobrevive sem ser um peso e o novo é anexado sem partir de uma tabula rasa.
A planta é tratada simetricamente. Nas extremidades, dois grandes espaços nobres preservam o piso e as molduras da distribuição original. De um lado, a sala principal e o banheiro, do outro lado, em um espaço maior que o original, a sala de jantar, a cozinha, a sala de estar e a galeria se seguem. Este último foi concebido como um grande terraço que, por meio de um sistema de portas dobráveis, poderia ser interior ou exterior.
No centro do piso, o corredor original é eliminado e é criada uma sequência de espaços escalonados que, adicionados aos novos anexos, permitem diagonais visuais mais amplas. Neste centro é onde a construção original é mais enfatizada, deixando as paredes de tijolos e os tetos com um toque catalão a partir das vigas de aço e das janelas originais.